quinta-feira, 5 de maio de 2011

RELATÓRIO DO 6º ENCONTRO DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA

LOCAL: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Data: 30 de abril de 2011.
Horário: 7h às 12h

Palavras são um brinquedo que não fica velho. Quanto mais as crianças usam palavras, mais elas se renovam.
                                                                            José Paulo Paes
Nesta oficina, após passar a MENSAGEM “O GATO FEIO” e Slides sobre a TP4, unidades 15 e 16,continuamos nossa discussão a respeito da necessidade de se trabalhar melhor o processo de leitura e escritura. “Nossos” alunos, de forma abrangente, têm concluído o ensino fundamental sem se apropriar dessas ferramentas: a leitura e a escrita. Por isso pautou-se na discussão de três grandes problemas: o letramento, a maneira como a língua portuguesa é trabalhada na sala de aula e a necessidade premente de envolver também os outros professores nesse processo.
   
Em seguida, passei os slides “Mergulho no texto”, Por que e para que perguntar, foram organizados duplas para trabalharem o poema, proposto por eles, “Cidadezinha qualquer” de Carlos Drummond de Andrade. Partiu-se de questões levantadas, debatidas e apresentadas no trabalho anterior. Os grupos elaboraram novas atividades de acordo com a realidade de cada escola. O que chamou atenção nesta atividade foi o fato de os professores cursistas (re)pensarem maneiras diferentes e mais criativas para se trabalhar a interpretação de texto.

    Na unidade 16, trabalhou-se a exploração textual. Por que e para que fazer perguntas sobre o texto? Como levar o aluno a ler com maior propriedade, aprendendo a identificar as ideias, as afirmações, os elementos presentes no texto. Foi muito produtivo e prazeroso este momento. Fluiu uma boa discussão sobre o que é imprescindível para compreensão e interpretação e o quanto é importante a elaboração de questionamentos, perguntas que explore o seu conteúdo.
Passei a eles slides sobre a análise da Mensagem “ O gato Feio”. Retomamos análise da narração X argumentação – anterioridade X posterioridade e causa X consequência – análise da intergenericidade X intertextualidade. 

   
A atividade proposta nesta oficina foi desenvolvida com muito empenho, cada dupla planejou a sua aula e apresentou.
                                    Tutora: Professora Sonia Von Grafen
                                                Maracaju – MS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário