segunda-feira, 4 de abril de 2011

     4º ENCONTRO DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA

Data: 02 de abril de 2011                                             Horário:    7h às 12h

Local: Escola Municipal João Pedro Fernandes

No dia dois (02) de abril, realizamos em uma das salas de aula da Escola Municipal João Pedro Fernandes, o 4º Encontro do Gestar II, desenvolvendo as Unidades  11 e 12 da TP3:
-  Tipos Textuais
·             Seção 1 : Seqüências tipológicas: descrição e narração
·             Seção 2: Sequências tipológicas: os tipos injuntivo e preditivo
·             Seção 3: Seqüências tipológicas: o tipo dissertativo

-  A inter-relação entre gêneros e tipos textuais

·           Seção 1: Gêneros textuais e seqüências tipológicas
·           Seção 2: Seqüências tipológicas em gêneros textuais
·           Seção 3: A intertextualidade entre gêneros textuais
·          
Inicialmente os cursistas foram acolhidos com a Mensagem “NOSSA SENHORA” do Roberto Carlos. Em seguida indaguei deles como havia sido o trabalho dos mesmos com seus alunos e estes expuseram que a maior dificuldade foi em relação ao tempo, porque são necessárias várias aulas para cada avançando na prática. O único cursista professor (homem), foi o que mais me surpreendeu, pois eu o convidei a participar do curso na véspera de abertura do mesmo e ele incorporou o processo, desenvolveu seu avançando e serviu de exemplo para os demais cursistas; demonstrou como se organizou e apresentou  seu material, bem como o trabalho desenvolvido com os alunos (produção, fotos, relatório). 

Na sequência passei a eles um vídeo sobre “Gêneros Textuais” (orais, primários e secundários), em seguida, Slides sobre Gêneros Textuais e Tipos Textuais, indagando deles sobre suas dúvidas, então, disseram-me que não conheciam os termos injuntivo e preditivo.
Após um pequeno intervalo, entramos no assunto sobre “Intertextualidade”, novamente passei slides reforçando e sanando suas dúvidas.
Entreguei a eles um conto: “A Máquina Extraviada” de José J. Veiga, onde foi feita a leitura e comentários. Passei um vídeo sobre o conto.
Agrupei-os, e através de sorteio, os grupos ou duplas deveriam elaborar um texto, fazendo a intertextualidade com o conto “A Máquina Extraviada”. 

Para finalizar nossa oficina, os grupos fizeram à exposição de seus textos.



Atribuí as tarefas para o próximo encontro.

 TAREFAS  PARA 16.04.11
- RELATÓRIO DAS UNIDADES 11 E 12 DA TP3, COM OS ALUNOS;
- TRABALHO COM OS ALUNOS;
-  ESCREVER UM MEMORIAL DO PROCESSO DE SUA FORMAÇÃO COMO LEITOR;(para o portifólio)
-  LER A TP4 – UNIDADES 13 E 14
-  LEITURA, ESCRITA E CULTURA;
- O PROCESSO DA LEITURA.
                                                                  Tutora Professora Sonia Von Grafen
                                                                   Maracaju,MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário