segunda-feira, 28 de março de 2011

  OFICINA DO GESTAR  DE LÍNGUA PORTUGUESA – MARACAJU – MS.
Dia: 19.03.11                                              Horário: 7h às 12h
Loca: Escola Municipal João Pedro Fernandes
“ O que deixamos para trás não é o que gravamos em monumentos de pedra, mas o que tecemos nas vidas dos outros” (Péricles)
Dia 19 de março de 2011, ministrei a 3ª Oficina do Gestar II de Língua Portuguesa, em uma das salas de aula da Escola Municipal João Pedro Fernandes, no Município de Maracaju.
Acolhi aos cursistas com a MENSAGEM: OS SETE SABERES NECESSÁRIOS, e a mesma foi comentada pelos  presentes, levantado-se as verdades contidas nela.
Dando prosseguimento, passei a eles Slides sobre a TP3, unidades 9 e 10,explicando e os cursistas acompanhavam pelo livro.
Unidade 9 -  Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
- Seção 1: O conhecimento intuitivo de gêneros;
- Seção 2: Gêneros textuais e competências sociocomunicativa;
- Seção 3: Classificando gêneros textuais.
Unidade 10- Trabalhando com gêneros textuais
- Seção 1: Gênero literário e não-literário;
- Seção 2: O gênero poético;
- Seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: cordel.
Em seguida, apresentei Slides sobre “Os Gêneros Textuais” do Professor Ewerton Rezer Gindri. Percebi, então, que os cursistas possuem conhecimento sobre o assunto, mas confundem gênero e tipo textuais.

Alguns comentaram que a teoria sobre gêneros e tipos textuais tem sofrido algumas reformulações, principalmente, na nomenclatura. Surgiram alguns questionamentos a respeito do conceito de intergenericidade e/ou intertextualidade, transposição ou retextualização , pois, embora os professores conhecessem textos que se utilizam da estrutura de um gênero e exercem a função de outro, desconheciam os referidos termos.
Em relação à classificação dos textos como literários e não-literários (utilitários), os professores cursistas não apresentaram dúvidas. Muito pelo contrário, enriqueceram a oficina com seus exemplos.
Após um intervalo, dividi os cursistas  em dois grupos, sendo que estes deveriam escolher um dos avançando na prática da TP3 unidades 9 e 10, e desenvolvê-lo. Disponibilizei material, e eles se organizaram. Um dos grupos escolheu a biografia e aproveitando-se da Coordenadora do Gestar II da SEME, Professora Silvana Carra Dias, que tem uma história relevante na Educação e na Política de nosso Município; entrevistou a mesma, escrevendo a sua biografia. O outro grupo se ateve à classificação de Gêneros Textuais. Em seguida os grupos fizeram a exposição de seus trabalhos.


Na intenção de auxiliá-los na produção de um Relatório, passei alguns slides com o passo a passo de como se  escreve um.
Em seguida, os professores cursistas preencheram os dados que faltavam em seus Curriculum Vitae, para que os mesmos possam ser atualizados e enviados a UnB.
Antes de finalizar a oficina, orientei os cursistas a estudarem as unidades 11 e 12 da TP3 e fazerem as atividades e escolherem um "avançando na prática" para aplicar com seus alunos.
                                                                              Tutora de Língua Portuguesa - Professora Sonia Von Grafen
                                                                              Maracaju – MS.

Um comentário:

  1. Oi, amiga, acho sua ideia de fazer o resumo das TPs em slides ótima. Vou tentar fazer também. Sucesso a vc. Bj

    ResponderExcluir