quinta-feira, 17 de março de 2011

     1º ENCONTRO DO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
      Data: 12 de março de 2011-03-17   
      Horário: Manhã – 7h às 11h    Tarde: 13h às 17h
“Experiência não é o que nos acontece, mas o que fazemos com aquilo que nos acontece. " --     
                                                                                 Aldous Huxley

Uma sinfonia para obter sucesso depende de inúmeros componentes comprometidos, onde todos se utilizem de seus instrumentos para que haja harmonia, entonação e ritmo, caso falte um destes integrantes a sinfonia com certeza será prejudicada.
Assim, depois de adiarmos duas vezes a abertura do Gestar II, por falta de alguns dos componentes desta sinfonia denominada Máquina Administrativa, felizmente conseguimos agregar nossos instrumentalistas e realizarmos a abertura do GESTAR II no dia 12 de março de 2011, na Sala de Eventos da PREVMMAR, com início às 7h, onde estiveram presentes os cursistas de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Municipal e Estadual, juntamente com os diretores e coordenadores.
Inicialmente, a Assessora da Secretária de Educação Adriana Minervini acolheu aos presentes ressaltando a importância do Programa para professores e alunos de nosso município. Em seguida, o Prefeito Celso Luiz da Silva Vargas saudou a todos, enfatizando que é parceiro de todos os programas do MEC, que visam enriquecer e ampliar o conhecimento dos professores, dizendo não medir esforços para investir nestes profissionais, pois só conseguiremos aumentar o IDEB se investirmos na Educação.


Logo após, a coordenadora da SEME, Silvana Carra Dias, responsável pelo Gestar II, cumprimentou aos participantes, apresentando aos cursistas os tutores: Professor Luiz Carlos dos Santos de Matemática e eu, Professora Sonia Von Grafen, de Língua Portuguesa, realizando também uma breve explanação dos objetivos do Programa.
Dando-se continuidade ao nosso 1° Encontro, passou-se a Mensagem – SABER E SABOR – oportunizando aos presentes comentar a mesma.
Em seguida, efetuamos a entrega do material aos cursistas conferindo-os; e passamos os slides da Apresentação do Gestar II, com objetivos de Língua Portuguesa e Matemática, explicando passo a passo como será desenvolvido o Programa; demonstrando quais serão as funções dos cursistas, dos coordenadores e diretores, dos formadores e do coordenador da SEME.
Aproveitamos o momento para ouvir os cursistas sobre o horário das oficinas, sendo que de antemão, elas acontecerão aos sábados em virtude dos professores cursistas ministrarem aulas nas escolas do Estado, todas as noites.
Optou-se pela realização das Oficinas de Língua Portuguesa e Matemática no mesmo dia e horário, em razão de termos professores que se deslocam da Zona Rural, assim eles podem utilizar o mesmo meio de transporte.
Por este motivo terei que alterar todo o cronograma de Língua Portuguesa, pois os cursistas preferem que cada oficina seja de 5h; iniciando às 7h com término ao meio dia.



Após um breve intervalo, dividimos os cursistas de Língua Portuguesa e de Matemática.
Feito isto, detive-me nas informações constantes no Guia Geral, passando slides e explicando.
À tarde retornamos às 13h com a MENSAGEM “PALAVRAS AO VENTO”.
Realizei com eles uma dinâmica intitulada: “Quem sou eu?”Onde eles deveriam representar-se através de desenhos.
Estipulei 20minutos e os cursistas, um a um expuseram seus desenhos, sendo que os demais deveriam descobrir o que estava sendo transmitido e no final o autor poderia concordar ou discordar dos colegas e explicar o que quis transmitir.




Foi gratificante, pois eles retrataram-se de forma espontânea e detalhada.
Após a dinâmica retomamos o Guia Geral, apoiando-me em slides, fui esclarecendo-os, salientando-os que deveriam lê-lo novamente, em casa, e trazer, anotadas, as dúvidas para a próxima oficina.
Entreguei a eles a ficha de cadastro para que a preenchessem, visando cadastrá-los no sistema.
Fizemos um intervalo e ao retornamos, passei os slides do resumo da TP3, solicitando que a acompanhassem com o seu livro. Retomei a divisão de cada TP – Número de Unidades e Seções.
Indaguei deles sobre “Relatório” e somente uma professora que se formou, em 2010 e que está em sua primeira experiência como tal, que manifestou não saber como fazer um relatório. Salientei que em nosso próximo encontro trabalharei com eles este Gênero Textual.
Reforcei sobre as atividades que os cursistas deverão desenvolver e solicitei como tarefa que lessem com atenção a TP3, para que já estejam familiarizados com ela em nossa próxima oficina.
No final da tarde, nossos instrumentos já estavam afinados e nossa orquestra disposta a contemplar nossos alunos com esta maravilhosa “sinfonia” intitulada Gestar II.

                                   Tutora do Gestar II de Língua Portuguesa.
                                   Maracaju – MS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário