sexta-feira, 17 de junho de 2011


RELATÓRIO DA 8ª OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA

LOCAL: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – Maracaju – MS.

DATA: 04 de junho de 2011                                         HORÁRIO: 7h às 12h


"Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo."
                                               (Joe Namath)

Na manhã do dia 04 de junho realizamos a 8ª Oficina do Gestar II de Língua Portuguesa, com a seguinte pauta:
·                   Acolhida aos presentes com a mensagem – TUDO DEPENDE DE MIM! (Charles Chaplin)
·                   TP5 – Slides – Resumo da TP5 Gestar II;
·                   Slides – TP5 Coerência e Coesão;
·                   Slides – Quem não escreve bem perde o trem;
·                   Vídeos – Coesão e Coerência;
·                   INTERVALO
·                   Slides sobre Compreensão e Interpretação;
·                   Slides – Como Fazer um Projeto;
·                   Trabalhando na Prática, atividade;
·                   Organização de material para a “3ª Ação Comunidade Valorizada”.

Assistimos a mensagem “Tudo depende de mim!, e em seguida comentamos a mesma, considerando que todo o amanhecer depende de nós, pois somos os proprietários de nosso tempo, apenas precisamos saber administrá-lo de forma que consigamos equacioná-lo ao nosso favor.
Revisamos, através de slides a TP5, unidades 17 e 18 sobre Estilística e Coerência Textual. 


Estudamos então, as unidades 19 e 20 – Coesão textual e Relações lógicas no texto; através de slides, fomos adentrando ao conteúdo, comentando, esclarecendo dúvidas e viabilizando exemplos de atividades para serem desenvolvidas com os alunos, em sala de aula.
Vimos também os vídeos sobre Coesão e Coerência, onde teci comentário sobre a importância dos conectores para tornar um enunciado coeso e coerente.
Dando continuidade passei a eles os slides – “Quem não escreve bem perde o trem”, mostrando que através de piadas podemos atrair a atenção dos alunos e tornar a aprendizagem prazeroza.
Aproveitando a ocasião, trabalhei com eles alguns slides sobre compreensão e interpretação, salientando que o material do Gestar II é riquíssimo e incentivando-os ao bom aproveitamento dos mesmos.
Em seguida, através de questões enumeradas, fiz o sorteio das mesmas e estas foram entregues aos cursistas, que deveriam respondê-las e colocar no envelope da letra da questão, após isto, cada um retirava do envelope uma resposta e deveriam colocá-las na sequência, transformando-as  em um texto coeso e coerente.


Para finalizar, selecionamos e organizamos os textos que seriam expostos na “III Ação Comunidade Valorizada”.
Senti-me lisonjeada ao perceber o comprometimento dos cursistas em empenharem-se para fazerem o melhor com suas turmas, estimulando seus alunos a participarem do desafio lançado pelo Gestar II, em relação ao “Projeto: Os Gêneros Textuais pedem Passagem”.
Após classificar e separar o material que seria utilizado no dia 11 de junho, data do aniversário do Município de Maracaju, lembrei-os de relerem as unidades 19 e 20, bem como de já se programarem para o dia da “Ação”.

                    Professora Sonia Von Grafen
                   Tutora do Gestar II de Língua Portuguesa – Maracaju – MS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário