segunda-feira, 20 de junho de 2011

RELATÓRIO DO 9º ENCONTRO DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA

LOCAL: PARQUE DE EXPOSIÇÕES  LIBÓRIO FERREIRA DE SOUZA

DATA: 11 de junho de 2011                                    HORÁRIO: 13h às 19h

Frase de Charles Chaplin: “Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço, mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria.”

No dia 11 de junho de 2011, realizamos o 9º Encontro do Gestar II de Língua Portuguesa, atípico aos demais já realizados, pois este aconteceu no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza, por ocasião do Octogésimo sétimo aniversário de Maracaju, da Quadragésima quarta Expomara e “Terceira Ação Comunidade Valorizada”.
Nesta data foram expostos os textos elaborados pelos alunos dos cursistas, de uma forma criativa e dinâmica.
Os trabalhos foram xerocados e colados em um rolo de papel Kraft; no início, o login do Programa do Gestar – Programa gestão da Aprendizagem Escolar – após: PROJETO: OS GÊNEROS TEXTUAIS PEDEM PASSAGEM – onde apresentou-se, Memórias, Poesias, Lendas, paródias e  Poemas de Cordel.
Este rolo de papel foi anexado a uma roldana de poço (sendo que o bocal do mesmo foi confeccionado por um senhor do pátio da Prefeitura).

Porém, para que este projeto fosse desenvolvido, necessitou-se de muito empenho dos cursistas e de seus alunos, pois nas duas semanas que antecederam a data da “Ação Comunidade Valorizada”, foram realizadas filmagens; inicialmente a cursista Renata Placencia Felini, juntamente com seus alunos do 9º ano da Escola Municipal João Pedro Fernandes, entrevistaram o ex-prefeito Prata Braga, resgatando suas memórias e os nove anos de sua administração, em Maracaju; Na Escola Municipal José Pereira da Rosa, os alunos do 9º ano do Professor José Onorio Landigraf Camilo, convidaram o Cordelista João Nicodemos (maracajuense), para falar sobre os poemas de cordel; os alunos do 6º ano da Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima, da professora Marcela Rodrigues dos Santos, recitaram paródias e os alunos do 9ª ano da Escola Municipal Júlio Muller Pólo (rural),da professora Nilvana Silva Gonçalves Alves, realizaram pesquisa sobre as principais lendas do Mato Grosso do Sul.
De posse desse material, realizou-se a edição dos vídeos em DVD, para apresentação no dia 11 de junho.
Nosso objetivo seria de que, à medida que, os alunos presentes na Expomara, girassem a roldana, ( dando a impressão de que estavam puxando um balde com água) estivessem em contato com os textos, lendo-os e divulgando-os aos demais presentes.

O grande dia chegou, e lá estávamos nós ( não de mala e cuia), mas de poço e textos.
Vesti-me de palhaço(a) para atrair o “respeitável público” – e diga-se de passagem – descobri que levo jeito – em pouco tempo nossa barraca estava repleta de crianças e jovens querendo descobrir a finalidade de um “clow” perdido entre textos, inda mais que estes textos surgiam de dentro de um poço.

Foi divertido e gratificante, pois conseguimos atrair  a atenção de crianças, jovens e adultos, então, explicávamos o objetivo do Programa Gestar II e mostrávamos o trabalhos já realizado pelos alunos.

O mais gostoso foi que todos queriam tirar fotos, junto ao poço e ao palhaço.




Aproximadamente às 18h e 30min, nosso casal de cordelistas subiu ao palco para apresentar o poema de cordel intitulado:   “UM SONHO REALIZADO”, que conta a história de Maracaju, desde os primórdios até os dias de hoje.

Com esta apresentação, cerramos as cortinas do palco e o palhaço retirou a maquiagem, vendo no espelho sua real imagem. Em um canto do camarim, sentou-se para  refletir, duas lágrimas rolaram, sabia que precisava prosseguir, mas ciente de que a missão foi cumprida e o público alvo atingido.
  RESPEITÁVEL PÚBLICO!!!! Até o dia  25 de junho,nossa próxima Oficina do Gestar II de Língua Portuguesa.
Professora Sonia Von Grafen
Tutora do Gestar II de Língua Portuguesa – Maracaju – MS.

Um comentário:

  1. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.................
    Mil parabéns!!!!!!!!!
    Ideia genial.
    À você e aos teus professores cursistas toda sabedoria e sorte de benção vinda das mãos do Criador que nos fez imagem e semelhança dele: dotados de criatividade, saber e capacidade.

    Bjsss

    ResponderExcluir