quarta-feira, 31 de agosto de 2011

GESTAR II – Língua Portuguesa 14º ENCONTRO

Maracaju, 27 de agosto de 2011.
Local: Secretaria Municipal de Educação
Horário: 7h às 12h
Formadoras: Sonia Von Grafen
 PAUTA

MANHÃ

01.  Acolhida aos presentes com a MENSAGEM –  VERBOS DIVINOS!!

02.  TP1 -  Slides – Resumo da TP1 Gestar II ;

03.  Slides – VARIANTES LINGUÍSTICAS – dialetos e registros;

04.  VARIANTES LINGUÍSTICAS II;

05.  VARIAÇÃO PIADAS;

06.  VARIANTES LINGUÍSTICAS – desfazendo equívocos;

07.  INTERVALO

08.  VOCÊ TEM PRECONCEITO LINGUÍSTICO?

09.  VÍDEO – NORMA CULTA X NORMA COLOQUIAL

10.  MENSAGEM – A verdadeira Linguagem!!!

     Retomar os PROJETOS – e Relatórios.

 Iniciamos nosso encontro com a mensagem “VERBOS DIVINOS”, fizemos uma breve reflexão sobre a mesma e iniciamos nossos estudos do Resumo da TP1  Seção 1 e 2 através de Slides. Em seguida, trabalhamos sobre Variantes Linguísticas: dialetos e registros – Variantes Lingüísticas II e Variação Piadas – Variantes Linguísticas – desfazendo equívocos.
 Após o intervalo, vimos e comentamos slides sobre “Você tem preconceito linguístico?” – Assistimos ao vídeo: Norma culta X norma coloquial.


 Depois de realizarmos estudo sobre estas duas seções, os alunos relataram suas preocupações com os 6º anos das escolas do município, tendo como base o resultado da prova diagnóstica do Gestar II de Língua Portuguesa, que demonstrou o grau de dificuldades que nossos educandos apresentam, principalmente nesta série.
 Como nosso município trabalha com o Sistema Aprende Brasil (apostilado)- os cursistas acreditam, que o problema está na base, ou seja, precisamos achar rapidamente uma solução para tratar os alunos de Ensino Fundamental I, sendo que o remédio indicado é: Muita leitura e Produção de Texto. Acredita-se que se os alunos forem bem trabalhados nas séries iniciais, com certeza 90% dos problemas de aprendizagem estariam solucionados.
 O professor Onório questionou da possibilidade de se criar um Projeto de Lei, exigindo que os professores que ministram aulas no Ensino Fundamental I, priorizem a leitura e produção de texto. Isto não é preocupação somente dele, os demais assinam embaixo.
 Salientei que esta tem sido minha bandeira dentro da SEME e que nas capacitações ministradas pelo Sistema Aprende Brasil – Positivo – eles têm reforçado esta nossa tese – não é possível os alunos chegarem ao 6º ano analfabetos funcionais.
 Questionei o grupo sobre medidas imediatas que possamos tomar para amenizar o problema e chegamos a conclusão que faz-se necessário abrir uma  Sala de Letramento para atender os casos mais sérios; criar um projeto visando intensificar a Leitura, produção e interpretação.


 Realizar reuniões com diretores e professores dos 6º anos, para conscientizá-los desta necessidade, sendo que para que isto aconteça, deve-se dar prioridade a estes itens, engavetando a gramática e fugindo  dos conteúdos programáticos.
 Em vista do desabafo dos professores e dos resultados catastrófico da prova diagnóstica, prometi a eles conversar com a Secretária de Educação para tomarmos as medidas cabíveis.
 Encerrei o encontro com a mensagem – “ A VERDADEIRA LINGUAGEM”.

Professora Sonia Von Grafen – Tutora
Maracaju, 29 de agosto de 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário