segunda-feira, 8 de agosto de 2011

RELATÓRIO DA 12º OFICINA DO GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA

LOCAL: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – Maracaju – MS.

DATA: 30 de julho de 2011                                         HORÁRIO: 13h às 18h

“Para realizar grandes coisas, não devemos apenas agir, mas também sonhar, não só planejar, mas também acreditar.”
                                                                 Jacques Anatole France


   Após três semanas sem nos reunirmos; retornamos no  dia 30 de julho, com o objetivo de definir os temas dos projetos a serem trabalhados pelos cursistas com seus educandos.
PAUTA
01.  Acolhida aos presentes com a MENSAGEM – CORES DA AMIZADE

02.  SLIDES: O QUE É UM PROJETO?

03.  SLIDES: PROJETO: ADOTE UM LIVRO E CONTE ESTA HISTÓRIA;

04.  SLIDES: PROJETOS: HISTÓRIA EM QUADRINHO.

05.  INTERVALO

06.  FILME: NARRADORES DE JAVÉ

   Inicialmente acolhi os presentes com a mensagem “”Cores da Amizade”, que fala que amigos são “cores”, cada qual com seu matiz e um jeito sempre muito marcante e reverencia a cada amigo uma cor: os amigos cor verde nos erguem; o azul, nos elevam; o amarelo fazem-nos rir, sorrir e enxergar o amarelo brilho das estrelas bem  ao alcance das nossas mãos; o vermelho acusa perigo, mas nunca nos abala a coragem. É pródigo em palavras apaixonadas e repletas de caloroso amor; o laranja enriquece nosso espírito com energias que são verdadeiras vitaminas para o nosso crescimento; o cinza é um induto a pensamentos e reflexões. Ajuda-nos a nos aprofundarmos em nós mesmos; a cor roxa, suas palavras têm nobreza, autoridade e sabedoria; a cor preta é mestre em  mostrar nosso lado mais obscuro, leva-nos a melhor considerar nossas atitudes perante a vida; a cor branca nos prova que, não só ela, mas também todas as outras, têm verdades aprendidas para partilhar conosco e juntos formarmos um belo ARCO-ÍRIS. Como no dia vinte de julho é data alusiva ao amigo, esta mensagem reforça o valor de uma amizade.



   Retomei com eles as unidades 23 e 24 da TP6, tendo em vista que as mesmas serão desenvolvidas neste bimestre.
   Passei, então, slides sobre “O QUE É UM PROJETO?” – Destacando a estrutura deste, embora os cursistas já tenham conhecimento de como se organizam os mesmos, pois na  Proposta Pedagógica das escolas, faz-se necessário trabalhar com Projetos Interdisciplinares com os temas: Trânsito, Meio Ambiente, Cultura Sul - Mato - Grossense, Cultura Indígina, Cultura Afro-descendente e Educação Fiscal. Porém, sempre há um porém, temos professores que ingressaram este ano nesta viagem fantástica chamada  Educação e que precisam dissecar nos mínimos detalhes o passo a passo de um projeto.
   Demonstrei a eles alguns modelos de projetos, dentre eles: ADOTE UM LIVRO E CONTE ESTA HISTÓRIA; HISTÓRIA EM QUADRINHOS; LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO e A POESIA PEDE PASSAGEM.
   Após amplo debate sobre o assunto em pauta, os cursistas manifestaram interesse em trabalhar com história em quadrinho, leitura (visando os clássicos literários) e conteúdo da unidade 24 da TP6, além de Paráfrase ou Paródia.

   Ficaram de combinar com seus alunos e montarem um esboço do projeto para que possamos analisar no encontro do dia 13 de agosto.
   Fizemos um intervalo e assistimos o filme “NARRADORES DE JAVÉ”, e em seguida comentamos os diferentes aspectos do mesmo, principalmente em relação a diversidade de gêneros que podem ser trabalhados com os alunos. Fiz os seguintes questionamentos: “O significa fazer o “papel de escriba” ?  Qual o papel do escriba naquela comunidade? Qual são os traços de oralidade daquela comunidade? Qual o processo de construção da escrita  do personagem que faz o papel do escriba? Qual  a relação  entre a oralidade e a escrita? Qual é a prática de letramento daquela comunidade?  Como é percebida a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme? Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?”    

  Os cursistas solicitaram-me uma cópia do filme para trabalharem com seus alunos e explorarem esta diversidade de gêneros presente no mesmo, adequando-os a série em que os mesmos desenvolvem o Projeto do Gestar II de Língua Portuguesa.
  Após amplo comentário a respeito do filme, encerramos o décimo segundo  encontro.
                    Professora Sonia Von Grafen
                   Tutora do Gestar II de Língua Portuguesa
                   Maracaju – MS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário