segunda-feira, 18 de julho de 2011

11ª OFICINA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA

LOCAL: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – Maracaju – MS.

DATA: 09 de julho de 2011                                         HORÁRIO: 7h às 12h

É preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentado, o mais variado, o mais engraçado dos mundos.
                                                                      Alceu Amoroso Lima

     Realizamos no dia 9 de julho de 2011,  a 11ª Oficina do Gestar II de Língua Portuguesa TP 6 – Unidades 23 e 24 objetivando propiciar aos professores oportunidades de reflexão sobre a escrita e reescrita de textos, e de rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da Literatura dos adolescentes.
    Os conceitos trabalhados nestas unidades 23 e 24 foram: Processo de Produção Textual – revisão e edição e Literatura para adolescentes.
    Por estarmos em período de recesso escolar, contamos com a presença de apenas dois cursistas, porém os demais não sabem o que perderam, pois como era meu aniversário, a coordenadora do Gestar II, Professora Silvana, surpreendeu-nos, trazendo um bolo que degustamos na hora do intervalo.


   Iniciamos o encontro com a apresentação da mensagem em vídeo – LER – de Luís Fernando Veríssimo.

PAUTA:

01. Acolhida aos presentes com o ( vídeo) MENSAGEM – LER – Luís Fernando Veríssimo;

02. TP6 -  Slides – Resumo Completo da TP6 Gestar II- unidades 23 e 24 ;

03. Slides – ARGUMENTAÇÃO – Professor Palmito;

04. Slides – ARGUMENTAÇÃO  2;

05. INTERVALO

06. Slides – Cátia – Compreensão Leitora;

07. Vídeo – Incentivo - Leitura;

08. Comentários –  PROJETOS - trabalhando na prática;

09. Mensagem Final – MENSAGEM PLURAL – SEMEAR A LEITURA

     
Para tornar clara a ideia do que seja revisar um texto, apresentamos indagações que orientam a revisão e também as diretrizes gerais, incluindo as frases de avaliação e as frases diretivas. Na apresentação deste conteúdo tivemos o cuidado de explanar algumas considerações acerca da revisão, incluindo a etapa que é desencadeada após a escrita do primeiro rascunho, da primeira versão do texto e os parâmetros que podem variar de acordo com as competências e habilidades que estejam sendo trabalhadas.
    Quando passamos para a edição, apresentamos as dificuldades que o principiante enfrenta ao elaborar um texto mais longo e complexo, como também o processo de reflexão dos escritores maduros.
    Foram discussões e reflexões riquíssimas em cima desse assunto porque cada um socializou a  algo de sua vivência.
Continuando os estudos, fizemos duas perguntas importantes para reflexão dos nossos cursistas:
A escola é um espaço fundamental para desenvolver leitores? E a outra:
A leitura dos adolescentes coincide com aquela que nós educadores, gostaríamos que eles lessem?
Falamos das razões da não leitura e das boas formas de explorar a literatura na escola.
Os professores presentes colocaram sobre as dificuldades encontradas para estabelecer aos seus educandos a importância da leitura.


Sugeri que realizassem a leitura fragmentada, responsabilizando cada aluno pela leitura de um capítulo, principalmente dos clássicos literários – O aluno realiza a leitura em casa e na aula seguinte, oralmente relata aos colegas sobre o capítulo que leu - o que entendeu – a ideia principal... deixando sempre um suspense, valorizando assim a leitura do próximo capítulo, que obviamente, será lida por outro aluno – assim sucessivamente, não se torna cansativa e faz com que a leitura se torne um hábito. Lógico, isto para alunos do 8º e 9º anos. Já para 6º e 7º anos, pode-se aplicar a mesma estratégia, mas com livros que estejam de acordo com sua faixa etária.
Ressaltei através da apresentação dos slides e vídeos sobre a leitura, da importância dela ser trabalhada desde o Jardim de Infância, pois para tornarmos nossos alunos leitores, esta aptidão precisa ser desenvolvida na base, alicerçando assim o gosto e a necessidade do processo da leitura – um exímio leitor, com certeza será um excelente escritor.
Relembrei dos projetos, sugerindo que eles estudem a melhor maneira para desenvolvê-lo(s).


Encerramos assim, nossa oficina desejando a todos um bom período de férias, salientando que a próxima oficina será realizada no dia 30 de julho.
                                             
Professora Sonia Von Grafen
Tutora do Gestar II
Maracaju – MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário